Gordura Corporal e seus efeitos na Sua Saúde

A maioria das pessoas tende a associar a gordura corporal com colesterol e obesidade. Ter quantidades excessivas de gordura corporal tem efeitos nocivos severos no corpo. Uma certa quantidade de gordura corporal é indispensável para a necessidade estrutural e funções metabólicas do corpo.

Pela absorção das gorduras dos alimentos consumidos, a gordura corporal é formada. Conforme as gorduras são repartidas no corpo, liberam glicerol e ácidos gordurosos. O fígado transforma o glicerol em glicose, que é armazenado como energia. As gorduras ácidas são responsáveis por fornecer energia para todos os principais tecidos. Portanto, é essencial ter quantidades apropriadas de substâncias gordurosas em sua dieta diária.

Funções das Gorduras Corporais:

Abaixo estão listadas as funções da gordura corporal:

  • A gordura corporal ajuda a manter cabelos e pele saudável.
  • A gordura corporal é essencial para manter a temperatura certa do corpo.
  • A gordura corporal atua como o armazém de energia do corpo.
  • A gordura corporal é necessária para o funcionamento eficiente das células.
  • A gordura corporal age como um amortecedor de choque para os ossos em caso de impacto.
  • A gordura corporal oferece um efeito de acolchoamento nos tecidos e órgãos.
  • A gordura corporal às vezes aumenta a imunidade para proteger o corpo de doenças e enfermidades.

Como o Excesso de Gordura Corporal afeta o Corpo:

Embora o corpo precise de gordura corporal para o bom funcionamento, muita gordura corporal tem efeitos adversos no corpo e na saúde. As gorduras que foram absorvidas no corpo não são queimadas, mas são melhor armazenadas. Tal tipo de acumulação leva à obesidade, o que por sua vez ativam numerosas doenças do coração, problemas respiratórios e artrite.

Para prevenir-se de problemas que são trazidos pelo excesso de gordura corporal, é necessário estar atento ao percentual existente de gordura corporal dele/dela e do percentual ideal necessário para o corpo. A gordura corporal deve idealmente constituir 14-17% do peso total do homem, de acordo com o American Council on Exercise. Para mulheres, a gordura corporal deve ser por volta de 21-24% do peso total.

É sempre bom se manter informado e atento à sua saúde. Quando você sabe o % exato de gordura corporal, você está melhor preparado para tomar boas decisões e definir planos realistas para perda de peso. Diversos métodos e técnicas diferentes estão disponíveis para monitorar sua gordura corporal, para que você esteja apto a adotar um estilo de vida mais saudável e inteligente.

Ter uma quantidade saudável de gordura corporal ajuda a manter a forma e aumenta a longevidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *